sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A semana vista pelo PSOL

Como seriam as eleições sem a influência do poder econômico?

As eleições no Brasil são um jogo desigual, onde candidatos ligados aos interesses do poder econômico recebem doações para a campanha que desequilibram a disputa. Tais recursos permitem a contratação de centenas de cabos eleitorais, carros de som, milhares de placas, faixas e bandeiras, além de materiais impressos de qualidade, produções de TV e muitos marqueteiros. Isso sem falar no tempo desigual na TV e outras mídias, na constante liberação de verbas das emendas parlamentares para os candidatos ligados ao governo, dentre muitos outros fatores.

A tabela a seguir mostra como seriam as eleições para deputado federal no Rio Grande do Sul sem a influência do poder econômico. Mostra quantos votos cada candidato fez para cada real declarado de receitas na segunda parcial da prestação de contas (entregue no início de setembro).

Verifica-se que a deputada federal Luciana Genro superou todos os candidatos eleitos, somente empatando com o ex-goleiro do Grêmio Danrlei, pois este já era amplamente conhecido, ou seja, uma celebridade. Sem a influência do poder econômico, Luciana teria mais que o quádruplo dos votos da maioria dos candidatos eleitos.

Portanto, continuamos firmes na luta, conscientes de que cumprimos nosso dever, de nos mantermos fiéis às demandas dos trabalhadores, aposentados, estudantes, sem nos entregarmos às tentações do poder, às quais muitos não resistiram e terminaram por trair a classe trabalhadora em diversas votações do Congresso Nacional.

Avante!
Obs: Receitas declaradas na segunda parcial da prestação de contas (início de setembro)
















 *Deputados eleitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário