sábado, 7 de agosto de 2010

Quando a forma é expressão do conteúdo...

Estou reproduzindo as notícias sobre o debate da Band. Pena que no RS pouco gente viu, já que a concorrência era o jogo do Inter e SP. Já é consenso que Plínio ganhou o debate - consenso até na mídia - mas falta ainda a explicação de fundo. No texto que segue tem uma boa explicação de forma. De fato, pelas razões indicadas abaixo, Plínio foi o melhor na forma. Mas sua forma melhor foi expressão também de um conteúdo diferente. E melhor: a crítica ao sistema capitalista, a ideia de que tudo vai bem.

A simpatia com que sua proposta foi recebida por setores populares prova de que existe espaço para a esquerda. Na campanha do RS temos visto isso na rua. O nome de Luciana Genro, por exemplo, é uma referência de um pólo de massas. É claro que é um setor minoritário, mas existe e tem uma consciência identificada com o PSOL e sobretudo com suas lideranças mais conhecidas. No caso de Luciana conhecem sua história e apostam nela. Plinio, felizmente, conseguiu mostrar que existe esta proposta em nível nacional. Despertou curiosidade porque, como ele mesmo indagou no início (algo mais ou menos assim): "não eram só 3? Pois é, não, aqui estamos quatro, e tem mais". Ou seja, o mérito do debate da Band foi ter mostrado que não são três. No dia seguinte, até Jornal Nacional e o telejornal da noite mostraram a agenda de Plinio. Para nós não será surpresa que eles tentem um contra ataque. Bem, deixo vocês com o texto da Folha de hoje.


São Paulo, sábado, 07 de agosto de 2010


ANÁLISE DEBATE

Candidatos tentaram encontrar o tom certo
Marina soou grave demais, e Serra parecia um "cidadão comum"; Dilma não alcançou proximidade com o eleitor


--------------------------------------------------------------------------------
PLÍNIO ALTERNOU O TOM PAUSADO COM RÁPIDAS DIRETIVAS; CRIOU O EFEITO DO "CANDIDATO DIFERENTE", FALOU SOZINHO --------------------------------------------------------------------------------



MARIA DO ROSÁRIO GREGOLIN
ESPECIAL PARA A FOLHA

A política midiatizada é um espetáculo para um público longínquo: é preciso encontrar, por meio da voz, da gestualidade, da maneira de olhar para a câmera, o tom que produzirá o convencimento do eleitor distante.
Marina Silva (PV) iniciou sua participação hesitante, voz trêmula, mas foi se inflamando no decorrer do debate. Sua fala rápida, inflexão forte, acompanhada por um rosto imóvel e sisudo. Seu discurso contundente acabou muito mais adequado ao palanque, ao corpo a corpo. Na tela soou grave, excessivo, sem a plasticidade exigida pelo meio televisivo.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) alternou tom de voz coloquial, fala pausada como quem dá conselhos, com rápidas diretivas como "Serra é hipocondríaco" e "aqui é tudo Poliana"... Gesticulação contida transmitindo serenidade, interrompida por bruscas movimentações do corpo, olho direto na câmera. Criou o efeito "candidato diferente". Falou sozinho.
José Serra (PSDB) pareceu o "cidadão comum", da fala coloquial e branda, das formas breves e didáticas, afável, dirigindo-se a todos pelos nomes, com intimidade e entonação pausada. Não se esqueceu de olhar para o eleitor diretamente, olho na câmera, sem entretanto parecer incisivo. A gestualidade marcou a fala, parecendo estar demasiadamente à vontade. Essa maneira de dirigir-se ao eleitor produziu o efeito de uma oposição moderada, sem grandes confrontos.
Dilma Rousseff (PT) carregou o peso da situação. No início muito pouco à vontade, sua fala foi rápida, entrecortada, hesitante. Extrapolou várias vezes o tempo. Não se entendeu com a câmera: olhava para os lados procurando o olho mágico. Sem gesticulação, seu rosto se manteve impassível. Com o tempo, melhorou a interlocução com o meio audiovisual, olhou para o tele-eleitor, mas seu discurso não foi fluente, não usou formas coloquiais e didáticas, não produziu o efeito de proximidade com o telespectador. Essa posição impediu que construísse a imagem de "mulher comum" e a levou a ocupar o lugar de "candidata a um lugar".

MARIA DO ROSÁRIO GREGOLIN, livre-docente pela Unesp, é autora de "Discurso e Mídia -A Cultura do Espetáculo"

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Portal Portal IG - Aliados dizem que Plínio foi 'pimenta' do debate

O candidato do PSOL se disse orgulhoso com o próprio desempenho

“Pimenta” do debate desta quinta-feira na TV Bandeirantes, conforme definição dos aliados, o candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, mal continha o sorriso ao final do evento, dizendo-se orgulhoso por ter distribuído “porrada equânime” a todos os adversários na disputa.

“Mas imagino que a Dilma tenha sentido mais”, disse o candidato, para quem o desempenho da ex-ministra da casa Civil apenas “deu para o gasto”. “O ponto fraco dela é o governo que ela defende, que é um horror”, disse Plínio, que classificou o debate como “morno”.

Ao final do evento, aparentando estar gripado, o candidato disse ter sido o autor da pergunta mais “difícil” da noite, direcionada a Dilma, quando pediu posicionamento sobre limite da propriedade, redução da jornada de trabalho e o desmatamento.

Durante o debate, ele não economizou ironias e críticas em relação aos rivais, que classificou como “polianas” – nem mesmo Marina Silva (PV), chamada por ele de “eco-capitalista”, foi poupada dos ataques.

Plínio afirmou, no entanto, ter ficado decepcionado por um detalhe: “ninguém veio para cima de mim”.

Os convidados de Plínio de Arruda Sampaio comemoraram o desempenho do presidenciável no debate. Para Ivan Valente, Plínio apimentou a discussão por estar bem preparado. "Ele representou muito bem o PSOL. Perdeu algumas oportunidades, mas foi muito bem", avaliou.

Matheus Pichonelli e Nara Alves, iG São Paulo

Estadão.com.br - Em debate polarizado entre Serra e Dilma, Plínio de Arruda surpreende

O primeiro debate dos candidatos à Presidência da República, promovido nesta quinta-feira pela TV Bandeirantes, teve como destaques a petista Dilma Rousseff como o principal alvo das perguntas de seus adversários e a desenvoltura do candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. Ele reclamou que estava sendo excluído da discussão sempre que tinha a chance. “Se vocês dois fizerem blocão, vou fazer bloquinho com Marina”, disse, por exemplo, para o tucano José Serra e Dilma. Plínio também acusou seus adversários de “bom mocismo” e de evitarem o confronto de ideias. “Esta candidatura é a que contraria todo esse bom mocismo que vejo aqui.”

André Mascarenhas, Rodrigo Alvares, Anne Warth e Malu Delgado

Portal Revista Exame - Plínio de Arruda chama atenção no debate e vira Trending Topic no Twitter

Perfil do candidato socialista, que foi atualizado durante encontro de presidenciáveis, ganhou mais de dois mil seguidores no decorrer do evento

O candidato do PSOL à Presidência da República Plínio de Arruda Sampaio se destacou no primeiro debate entre presidenciáveis promovido pela Band na noite desta quinta-feira (5). Com desenvoltura em suas falas, chamou a atenção dos internautas que usavam o Twitter durante o evento e chegou à primeira posição entre os assuntos mais comentados do site de microblogs.

O perfil do socialista no Twitter acompanhava a repercussão e seguiu sendo atualizado no decorrer do encontro. As frases de mais efeito eram reproduzidas no site pela assessoria do presidenciável. Plínio, que começou o debate em tom irônico, perguntando se o telespectador estava surpreso por ver quatro ao invés de apenas três candidatos, ganhou projeção na rede e, em algumas horas passou de cerca de nove mil para mais de 11 mil seguidores.

Os perfis de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) não foram atualizados durante o encontro. Ao final do debate a assessoria de Plínio agradeceu as menções feitas pela rede. "Fim do debate. Obrigado a todos que ajudaram a colocar Plínio Arruda Sampaio em 1° no Trending Topics Brasil!", escreveu um assessor.


Célio Yano, de EXAME.com

Folha.com - Plínio de Arruda foi a surpresa do debate na Band

Os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) polarizaram o debate da TV Band, realizado na noite dessa quinta-feira (5). Ainda sim, a surpresa do programa foi a participação do candidato a presidente pelo PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. É o que relata o repórter Bernardo Mello Franco no podcast abaixo.

"Sem nada a perder, Plínio assumiu o papel de franco-atirador e partiu para cima de todos os adversários. [...] Provocou algumas risadas entre os assessores presentes e, como consequência, acabou sendo sucesso na internet. Foi o nome mais citado no Twitter pelos internautas que acompanhavam o debate", afirma o jornalista.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Comentando...

Justiça

Poucas vezes temos justiça. Felizmente desta vez foi cassada a candidatura de Roriz no DF. Depois da queda de Arruda, Roriz era demais!

Vergonha!

Iră condena a pena de morte mulher que exerceu seu direito à sexualidade. Esta é a expressão mais indignante da ditadura.

Cidade Baixa

É incrível que na cidade baixa, ao lado do centro de POA, se escute o galo cantar. Leitura de Hemingway para começar a quinta

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Jornal do Comércio - 04/08/2010

PSOL entre os partidos com as melhores bancadas do Congresso

Proporcionalmente, bancada foi a mais indicada como melhor atuação paralamentar por jornalistas que cobrem Brasília.

Na hora de escolher seu candidato para o Congresso Nacional – Câmara e Senado – é importante conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido por quem busca a reeleição e também pelas bancadas de seus partidos. As atividades parlamentares de Luciana Genro você pode conferir no link Mandato, mas existe um dado relevante sobre a bancada do PSOL que talvez você não conheça, e importante por que não somos nós que estamos dizendo, mas jornalistas de diversos veículos que trabalham em Brasília.

As listas dos parlamentares votados pelos jornalistas na primeira fase do Prêmio Congresso em Foco de 2009, permite uma grande variedade de leituras sobre o prestígio das 19 bancadas partidárias em atividade no Parlamento. Foram 176 jornalistas consultados, ligados a 49 veículos de comunicação. Proporcionalmente, o PSOL ficou entre as bancadas mais bem avaliadas, isso lembrando que o partido conta com apenas três deputados federais (Luciana Genro, Chico Alencar e Ivan Valente) e um senador (José Nery).

Todos nossos parlamentares foram citados pelos jornalistas!

Fonte: Congresso em Foco

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Diário de campanha - Segunda 02/08

Mau jornalismo FS:denuncia depetudos federais que aumentaram muito patrimônio, mas omite os que diminuiram como a deputada Luciana Genro.

Para quem gosta de estudar lógica e dialética vale a pena os livros do gaúcho Carlos Roberto Cirne Lima.

A juventude do PSOL abriu o semestre na PUC hoje. Panfletagem de minha campanha para deputado estadual e Luciana Genro para federal. Não há mais ativistas que eles.