sábado, 3 de abril de 2010

Pedro Ruas será a terceira via de esquerda

A pesquisa Data Folha sobre a eleição do RS foi publicada no Estado hoje. O candidato do PSOL, Pedro Ruas, aparece com 2% das intenções de voto. Entre a faixa etária de 41 a 59 anos, Ruas surge com 4%. Nunca deixo de lembrar que Rigotto, na eleição que saiu vitorioso, começou com 3%; e Hugo Chavez, na sua primeira disputa, que saiu vencedor, em 1999, começou com 3%, depois de ter sido encarcerado pelo governo de Carlos Andrez Peres, da Socialdemocracia burguesa da Venezuela. Voltando aos pampas, o certo é que o nome de Ruas coloca a possibilidade real do PSOL se desenvolver como um pólo de construção de uma alternativa de esquerda com peso em setores de massa. Isso já ficou visível com a disputa da prefeitura de Porto Alegre, quando Luciana Genro chegou próximo de 10% dos votos da capital. Nesta disputa o PSOL conquistou duas cadeiras na Câmara dos Vereadores. Agora lutamos no terreno estadual, não apenas na capital dos gaúchos. O grande desafio é consolidarmos esta possibilidade de construção de uma alternativa com capacidade de direção de massas. Ruas é um grande nome para esta tarefa. Vamos todos arregaçar as mangas.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Novamente o assassinato de Eliseu Santos

Na noite em que foi assassinado o então ex-secretário da saúde de Porto Alegre, escrevi neste blog: "Com o assassinato de Eliseu temos mais uma morte misteriosa na política gaúcha em pouco mais de um ano. Em fevereiro completou um ano do falecimento do assessor especial da governadora Yeda Crusius em Brasília, o senhor Marcelo Cavalcante. Até hoje não há uma conclusão sobre a causa da morte. A Polícia Civil de Brasília, até ontem governada por Arruda, define que foi suicídio. O Ministério Público Federal não se convenceu e pede maiores esclarecimentos. No caso do Eliseu, é óbvio, não está em questão que foi assassinato. Não creio que tenha sido um crime comum, um assalto seguido de morte. Tudo indica que foi uma execução. Por que? Quem? A mando de quem?"
Depois que a grande mídia alardeou que o assunto nao era político, mas sim crime comum e que as investigações da Polícia Civil encerraram as investigações com este veredicto, a investigação do Ministério Público Estadual começa a desmontar as verdadeiras razões do assassinato. Parece que o Ministério Público começa a responder as perguntas até agora abafadas. Vamos acompanhar as revelações das 16 páginas que mostram o que está por trás da morte por encomenda, motivada por vingança e queima de ativo. Nossas suspeitas continuam sendo as falcatruas nas quais o próprio ex-secretário se viu envolvido com sua pasta, como as com a empresa de segurança no qual se exigia propinas ou as falcatruas da Sollus na terceirização dos Posto de Saúde de Porto Alegre. Luciana Genro havia denunciado tudo isso há muito tempo. As investigações estão confirmando suas denúncias.

Novo Caderno do Mandato está no ar!


Já está no ar o Caderno do Mandato da deputada federal Luciana Genro, que inclui as propostas relativas aos anos de 2009 e 2010. O documento relaciona ainda todos os projetos de lei, iniciativas e as principais frentes parlamentares das quais Luciana participou.

O material está na gráfica da Câmara dos Deputados e deve ter seu formato impresso disponível nas próximas semanas. Quem quiser conferir a versão em PDF, basta acassar o link Mandato e baixar.

Boa leitura!

Fonte: www.lucianagenro.com.br

segunda-feira, 29 de março de 2010

Absorvido nas internas do PSOL

Nos últimos dias tenho estado absorvido pelos assuntos internos do PSOL. Não tem praticamente turno de descanso nem final de semana. Quem acompanha a vida do PSOl sabe que o partido está encontrando grandes dificuldades de escolher um nome que seja seu representante na disputa nacional, como pré-candidato à presidência. Com Heloisa disputando uma vaga no senado por Alagoas contra a turma do Renan Calheiros e do Collor apoiados pelo Lula, o PSOL tem se consumido para escolher um nome para marcar a posição do partido na disputa nacional. As conferências estaduais em sua maioria votaram a favor de Martiniano, elegendo em sua maioria delegados do MES e do MTL apoiados por Heloísa Helena. De cabeça cito MG, RJ, RN, RO, RR, PE, DF, MS, MT. Outros estados não têm ainda organização partidária forte e não elegeram representantes, como Sergipe, Maranhão, Piauí, etc. O nome de Plínio ganhou com boa diferença em SP e a disputa ficou polarizada. Há um claro impasse no partido nacionalmente e uma luta interna pelos rumos do partido. Isso acontece sempre na história da esquerda. E quando não existe ascenso das lutas sociais as vezes a temperatura interna do partido é maior do que sua atividade externa. Mas a direita, os céticos e o PT não têm nisso razão suficiente para se divertir e desdenhar o PSOL. Afinal, um dos partidos mais importantes da história da esquerda socialista no mundo, o Partido Operário Social Democrata Russo, que antecedeu o partido que conquistou o poder na revolução de 1917, o partido bolchevique, enfrentou inúmeras lutas internas, as chamadas lutas de fração, e nestas disputas internas foi também forjando sua direção como sua coluna de quadros e lideranças. É claro que ficar apenas na luta interna gangrena um partido. É preciso o ar das ruas e das atividades de massas. No caso gaúcho, quem conhece o PSOL sabe que não faltam "emoções externas". Em 2009 não tivemos folga e passamos combatendo a corrupção do governo Yeda. Agora estamos começando a campanha estadual e acabamos de reafirmar novamente o nome de Pedro Ruas como nosso candidato a governador. Estamos trabalhando nas diretrizes programáticas da campanha e vamos começar a colocar o bloco na rua para construir o PSOL como um pólo alternativo no Rio Grande. Por uma terceira via de esquerda. A Conferência gaúcha, aliás, teve 8 horas de debate. A grande maioria dos delegados esteve na chapa do MES. Trata-se de uma vanguarda partidária que está se fortalecendo. No Rio Grande do Norte o camarada e amigo Sandro Pimental foi escolhido por 93% dos delegados da conferência estadual para disputar o governo do estado. O Edilson Silva foi escolhido em Pernambuco. O Camarada José Luis Oca vai disputar o governo em Roraima. O Jefferson Moura foi escolhido no RJ. Tenho que confirmar se João Batista foi escolhido em MG. Também no Paraná e na Bahia o PSOL escolheu seu nome. O certo é que o PSOL está se preparando para disputar as eleições estaduais com energia e seriedade.

domingo, 28 de março de 2010

PSOL confirma candidatura de Pedro Ruas ao Piratini



Neste domingo, 28, o PSOL do Rio Grande do Sul realizou conferência eleitoral, para discutir as diretrizes programáticas de sua candidatura ao governo gaúcho. Em 2009, em convenção, o partido lançou o vereador Pedro Ruas como pré-candidato ao Piratini. O encontro, que contou com as presenças da deputada federal Luciana Genro, do presidente estadual do PSOL, Roberto Robaina, e dos vereadores Ruas e Fernanda Melchionna, além de outras lideranças do partido, teve início pela manhã, no salão da Igreja da Pompeia.

O encontro começou com manifestações das correntes internas de defesa às suas teses e seus pré-candidatos à Presidência da República – Martiniano Cavalcante, Plínio de Arruda Sampaio e Babá. Também surgiu uma nova pré-candidata ao Piratini, Berna Menezes.

Robaina se pronunciou pelo MES – Movimento Esquerda Socialista, corrente também de Luciana: “O PSOL tem alternativa para enfrentar Tarso, Fogaça e a falsa terceira via que se forma. E esse nome é Pedro Ruas, que foi votado em nossa convenção. E apesar do abstencionismo, esse nome se fortaleceu como candidato ao governo do Estado.” Ele também falou sobre o apoio à pré-candidatura de Martiniano: “Sabemos que nem Babá nem Plínio nem Martiniano têm condições de ser uma alternativa de massas. Estamos numa disputa por uma concepção para o PSOL, e Martiniano é quem se encaixa melhor.” A fala de Robaina empolgou a maior parte dos presentes, que gritava “É coerente, é lutador, Pedro Ruas governador!”

- Teses: Após a apresentação das oito teses inscritas, sete se unificaram para concorrer juntas na votação contra o MES. Dos 205 credenciados, a maioria, 118, votou a favor da tese do MES, defendida no evento também por Fernanda. As teses unificadas tiveram 77 votos.

- Piratini: Os pré-candidatos ao governo do Estado, Ruas e Berna, foram defendidos abertamente por dois companheiros do PSOL cada. Luciana falou por Ruas, e afirmou que ele deve ser o candidato, pois é um nome forte e disposto a postular como alternativa para o povo gaúcho. “A quem serve o questionamento do nome de Pedro Ruas, que foi apresentado há seis meses, participa das pesquisas e de debates, como pré-candidato do PSOL? Não serve ao PSOL, mas serve ao PT, ao PSDB, ao PMDB, ao Beto Albuquerque, a nossos inimigos que não querem ver o Pedro crescer como alternativa.” A deputada lembrou-se da recente escolha de Ruas como líder da oposição na Câmara Municipal: “Ele é quem melhor representa o enfrentamento ao prefeito Fogaça. Devemos consolidar esse nome que já está sendo apresentado há seis meses ao povo gaúcho. Se constrói o socialismo não reafirmando posições, mas apresentando nomes expressivos como opção para voto. Temos um nome forte e com disposição para enfrentar essa disputa pelo governo gaúcho!”

A candidatura de Ruas saiu-se vitoriosa por 118 votos, contra 86 para Berna e uma abstenção.


-
Fonte: www.lucianagenro.com.br