Biografia


Sou presidente do PSOL desde sua fundação tenho orgulho de ter participado com Pedro Ruas e Luciana Genro, das lutas contra a corrupção do governo Yeda.

Comecei minha atividade no movimento social em 1982 no julinho. Em 1984, ainda na época da ditadura militar, liderei as mobilizações pelas diretas já entre os estudantes. Nos anos 80 coordenei o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e liderei grandes greves da categoria em 1990.

Fui o primeiro candidato do PSOL ao governo do Estado, em 2006. Sou formado em História, escrevo (tento escrever) sobre a situação política, sociologia, filosofia, história e cultura.


“Roberto Robaina é meu companheiro desde o início da nossa caminhada de construção do PSOL. Se eu fosse gaúcha votaria nele para Deputado Estadual”. Heloísa Helena

“Roberto Robaina signfica a verdadeira renovação da Assembléia Legislativa. Com garra e coragem para defender o interesse dos trabalhadores e da juventude e coerência política para lutar contra a corrupção das gangues partidárias e os ataques ao serviço do público, ele será o porta-voz na Assembléia da firmeza do PSOL. Meu voto nesta eleição é Roberto Robaina”.

Fernanda Melchionna - Vereadora PSOL