quarta-feira, 10 de março de 2010

Curiosidade

Tem um assunto que me deixa curioso: o que fará a governadora Yeda Crusius nas eleições de 2010? Sabemos que José Serra não quer aproximação com a senhora da Rua Araruama. Quando esteve aqui na festa da Uva tratou de todas as formas de não aparecer com ela. O candidato a presidente tucano sabe que a governadora, caso se candidate à reeleição, não tem nenhuma chance de ir para o segundo turno e será uma âncora puxando para o fundo a sua candidatura presidencial no Rio Grande. A disputa com Dilma está difícil em demasia para que Serra tenha que aparecer com Yeda. Esta é claramente uma posição do comando da campanha. E aí? Por enquanto os jornais dizem que Yeda é candidata. Mas ela mesma não tem nenhuma convicção disso. Contra Serra e com altos índices de rejeição - recorde de rejeição entre os governadores - não é fácil. E além do mais - talvez o mais complicado para ela - na hipótese certa de não vencer, irá perder o foro privilegiado em seus processos que correm no Supremo Tribunal Federal. Para ter o foro necessita de uma cadeira de deputada federal. Faria assim dobradinha com sua filha, que deve ser candidata a deputada estadual. Neste caso, os tucanos serristas dariam uma boa mão à família Crusius para que o caminho de Serra ficasse desobstruído. Serra poderia se aproximar de Fogaça e ter mais chances eleitorais num colégio eleitoral que tem cerca de 7% dos votos do país. Mas no caso de Yeda não disputar a reeleição e tentar uma cadeira de deputada, quem assume o Palácio Piratini? Se o vice Paulo Feijó assumir, qual garantia que não sejam revelados os esquemas de corrupção da turma de Yeda? Imagino que não haveria garantia nenhuma. Este é o pânico de Yeda e imagino que do PSDB e do DEM. Talvez Paulo Feijó seja candidato a deputada estadual como noticiaram alguns jornais. Se isso ocorrer, Yeda poderia dormir mais sossegada. E Serra também. E se não ocorrer? E se Paulo Feijó resolver não ser candidato a deputado, se é que esta questão realmente esteve nos seus planos, Yeda deixará o cargo de governadora? E se ela continuar no cargo, imagino que seja candidata a governadora, para o terror de Serra. Vamos esperar os próximos capítulos. Falta pouco para se saber como os tucanos e o DEM vão resolver este "probleminha", se é que vão resolver algo.

2 comentários:

  1. Esta novela copiou o enredo de outra, do PMDB. O partido, esteve sempre ao lado do presidente Lula, porém, um dos seus caciques, o gaúcho Pedro Simon, teima até hoje, em contrário. Como o "Joãozinho do passo certo". O que fica é a certeza de que todos, independente de acertos e acordos partidários, querem é se manter no poder. Ou o mais próximo possível dele.

    ResponderExcluir
  2. Roberto,
    Essa preocupação que tens eu particularmente não acredito que essa pessoa possa se candidatar ao Piratini. Sem apoio dos partidos aliados e com o governo desgastado, sem possibilidades! Creio que não deixará o cargo!
    É petulante se acha dona da verdade e pior acredita piamente ser inocente. QUE DOENÇA!!!!
    Forte abraço

    ResponderExcluir