segunda-feira, 17 de maio de 2010

Acordo nuclear Irã - Brasil - Turquia

Ontem saiu a notícia do acordo nuclear celebrado entre Brasil, Turquia e Irã. Foi um gol de placa da diplomacia brasileira, daqueles de entrar para os livros de história. É claro que o conflito histórico envolvendo Irã com os EUA, por exemplo, não está resolvido, mas o Brasil entrou como protagonista de modo correto, como deve entrar. A diplomacia e o Departamento de Estado do imperialismo norte americano e francês sofreram um claro revés com a decisão do Irã de fechar um acordo tendo a mediação do Brasil. Ou, para usar palavras mais leves e talvez mais certas, mostrou-se a ineficácia de suas políticas para lutar pela paz no mundo. E a diplomacia brasileira e o governo Lula acertaram em apostar nas negociações mesmo quando a burguesia brasileira através de seus jornais e editorias desacreditava a iniciativa. O acordo prevê o que os EUA e França não conseguiram nem com ameaças de agressão nem com conversas ( que Irã envie à Turquia 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento (3,5%) e em troca, receba o material enriquecido a 20% para ser usado em pesquisas médicas em Teerã. Bem, isso a Diplomacia brasileira alcançou graças às suas relações com a Venezuela. Sim, porque é evidente que quem costurou esta política foi o presidente venezuelano Hugo Chávez. Foi a partir daí que tanto Venezuela e Irã resolveram, corretamente, fortalecer o Brasil como ator internacional. E de fato o Brasil se fortaleceu, desta vez de modo sério, não com pirotecnia e tapinhas nas costas. Mas com um acordo internacional com o Irã que nenhum outro país havia conseguido realizar.

2 comentários:

  1. É verdade Roberto. Conversando a gente se entende. Ojalá podessemos resolver todas as nossas mazelas na conversa franca. Mas caminhamos pra isso. Quando a coisa não for séria sabemos que é sempre possível denunciar.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o meu país!!! E não dá pra negar que o Governo Lula é o melhor que já existiu, principalmente no quesito relações internacionais.

    ResponderExcluir