quinta-feira, 13 de maio de 2010

Chão vai tremer! A Europa e as eleições na Alemanha

Meus amigos, quem quiser saber sobre a evolução social do mundo tem que ficar de olho pregado com o que ocorre na Europa. Todo mundo está vendo o quadro na Grécia. Agora o governo da Espanha anunciou um pacote que corta salários nominais (numa outra postagem tentei explicar que para os capitalistas atreladas ao Euro o arrocho salarial tem que ser feito via redução nominal, não mais desvalorização monetária). Pois bem, a redução de 5% nos salários dos servidores públicos da Espanha vai provocar muito conflito de rua. Pode ter certeza. Vão complicar ainda a vida para o aposentados e o governo corta o cheque creche, uma conquista social do proletariado que fazia com que o Estado garantisse um beneficio pelo nascimento de um filho. De olho aberto, portanto, no velho continente. Por isso reproduzo aqui artigo sobre as eleições na Alemanha publicado no site do bloco de esquerda de Portugal. Eu como torcedor do Partido da Esquerda,o Die Linke, fiquei contente que eles tenham conquistado representação parlamentar em Renânia do Norte-Vestefália. Foi positivo também o crescimento dos verdes. Confira.

Alemanha: Direita perde a maioria na Renânia do Norte-Vestefália
10-Mai-2010

Governo de Angela Merkel perde a maioria no Conselho Federal, órgão representativo dos Estados-federados que tem competências em matéria legislativa. Por João Alexandrino Fernandes, de Tübingen, Alemanha, para o Esquerda.net.

A coligação de direita CDU-FDP perdeu no domingo a maioria nas eleições realizadas no estado-federado da Renânia do Norte-Vestefália, com capital em Düsseldorf. A Renânia do Norte-Vestefália é o estado mais povoado da Alemanha, com cerca de 18 milhões de habitantes num total de 81 milhões.

A CDU de Angela Merkel, que na Renânia do Norte-Vestefália é chefiada pelo ministro-presidente Jürgen Rüttgers, caíu de uma votação de 44,8 % para apenas entre 34,6%. Dado que o seu parceiro de coligação, o partido liberal FDP, manteve sensivelmente o mesmo número de votos, tendo apenas uma ligeiríssima melhoria, passando de 6,25% para 6,7%, a coligação de direita no poder perdeu a maioria e deixou de estar em condições de formar governo.

O partido social-democrata SPD desceu também, mas não tão significativamente como a CDU, passando de 37, 1% para 34,5%. Em termos de crescimento eleitoral, há dois resultados importantes: os Verdes sobem de 6,2% há cinco anos para entre 12,1 % e o Die Linke consegue obter os 5% necessários e entra pela primeira vez para o parlamento da Renânia do Norte-Vestefália, com um resultado de 5,6 %.

Quanto ao futuro governo, há várias hipóteses em aberto. A CDU-FDP não tem, em qualquer caso, maioria. Algumas projecções ainda apontaram como possível uma maioria tangencial SPD-Verdes, que no entanto, acabou não se verificar. CDU e SPD ficam empatados, com o mesmo número de lugares, 67, no parlamento, tudo dependendo das coligações que possam fazer.

Uma questão em aberto é saber qual será a posição dos Verdes, nomeadamente se, não fazendo governo com o SPD, apoiarão, em contrapartida de algumas condições, a manutenção do governo de direita.

A coligação que parece ser aquela que melhor corresponderia ao sentido de voto da população seria o afastamento da coligação de direita e a constituição de um governo chefiado pelo SPD, em coligação com os Verdes e com o apoio parlamentar do Die Linke. Esta hipótese, no entanto, é dificultada, desde logo, pelo facto de a cabeça-de-lista do SPD, Hannelore Kraft, se ter, durante a campanha eleitoral, sempre afastado da hipótese de uma possível coligação com participação do Die Linke.

Outra coligação, que também é sempre possível, é a chamada grande coligação entre SPD e CDU, mas dados os resultados eleitorais, tendo em conta a enorme queda da CDU e a grande subida de votação nos Verdes e no Die Linke, parece ser aquela que menos corresponderia ao sentido de voto da população.

A derrota no Estado da Renânia do Norte-Vestefália tem ainda implicações importantes na política federal, dado que o governo de Angela Merkel perde a maioria no Conselho Federal, órgão representativo dos Estados-federados que, entre outras, tem competências em matéria legislativa. O que significa que o governo federal da chanceler Angela Merkel terá mais obstáculos à aprovação da sua legislação, sobretudo nos projectos legislativos mais importantes, em que é necessária a concordância expressa do Conselho Federal, sempre mais difícil de obter quando o governo aí não dispõe de maioria. João Alexandrino Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário