segunda-feira, 12 de julho de 2010

Carta do meu filho

Não poderia estar mais orgulhoso do que agora, depois de ler a carta do meu filho, Fernando Marcel Genro Robaina. Realmente, é de deixar o coração nas mãos. Meu filho, que agora está em Praga, me deu um presente que não tem preço.


"Roberto Robaina: meu pai

Muito difícil falar do seu próprio pai. No meu caso mais ainda, pois o amor não é somente familiar, mas também pessoal e profissional. Aqui vou tentar esquecer um pouco esse lado fraterno e carinhoso e falar diretamente de Roberto Robaina e o porquê de eu achar que ele merece um voto de confiança da população. Claro que deixarei a imparcialidade um pouco de lado por estar falando do meu pai, mas não deixo de ser verdadeiro e sincero – marcas da minha personalidade que adquiri com ele. Embora possam magoar as vezes, esses adjetivos me orgulham e são fundamentais para a vida e, principalmente, para a política (o que infelizmente não é lembrado por grande parte dos eleitos). Na minha descrição sobre o Roberto, decidi explorar três grandes características que marcam sua personalidade política, e neles coloco meu sincero depoimento sobre esse homem trabalhador, determinado, focado, destemido e os seus adjetivos que vou descrever: lutador, estudioso e coerente.

Lutador: O combate sempre foi seu foco: desde a luta estudantil ainda adolescente até a incansável guerra contra a injustiça de um mundo cada vez mais cruel e selvagem na atual conjuntura capitalista. Como diz ele “um modelo econômico que cada vez mais cria novas frentes de batalha”, mas que jamais são deixadas de lado por quem luta por justiça social e igualdade de direitos. A luta contra a corrupção é exemplo claro e fácil de se perceber no meu pai. Fui e sou testemunha ocular dessa batalha que ele e minha mãe Luciana Genro travam no campo político. E posso ser considerado vítima também - porque não - de reuniões e comícios desde que me conheço por gente e acredito que isso foi extremamente importante para poder acompanhar o crescimento de minha mãe. Sei da importância que Roberto Robaina teve na construção política e partidária dela; moldando e articulando para que ela hoje represente com muito orgulho o povo gaucho. Hoje posso afirmar que se meu pai não estivesse junto, a história seria totalmente diferente.

Estudioso: Além de atuar e dirigir sempre na construção de uma frente de esquerda, Roberto é intelectual. Devora livros com prazer: Hegel, Marx, Kant e tudo mais que possa ajudá-lo a entender a sociologia e a filosofia da sociedade humana. Isso o torna ainda mais capaz para conseguir discernir e representar o povo como nenhum outro. Diferente da maioria dos políticos, Roberto nunca gostou da exposição, de aparecer na TV ou de se tornar uma figura publica, por isso talvez nunca tenha se candidatado. Mas agora ele sabe que a sua experiência, conhecimento e liderança, serão muito úteis para a ascensão do PSOL. A oportunidade na assembléia ajudará o partido a crescer e formar no estado a esquerda que o PT abdicou. Fortalecendo o único partido que se mostra coerente com sua ideologia e que se pode fazer política com mãos limpas de suborno e sujas de muito trabalho.

Coerente: O PSOL não surgiu de uma jogada política e muito menos uma richa pessoal dentro do PT. A construção do PSOL foi por um ideal. A ideologia que talvez possa ser uma palavra cada mais rara e esquecida na política mas que é o cerne do PSOL. Uma ideologia de justiça social em defesa dos menos favorecidos e de transparência e coerência com o que se fala e o que se faz. O mundo vive hoje um contesto histórico peculiar: nunca estivemos em uma época tão individualista e contra-revolucionária que talvez seja fruto do próprio sistema. Mesmo assim, não é por isso que revolucionários natos como Robaina deixam de lutar. E é para que ele continue lutando com mais força que precisamos dele na Assembléia para representar quem não está satisfeito com os resultados sociais e políticos de nosso tempo.
Cabe agora ao eleitor decidir com sabedoria o destino de seu país. Dentro de todos os “fichas-sujas” e mal lavadas que aí estão, o PSOL e especificamente, seu atual presidente, Roberto Robaina, se mostram uma luz no fim do túnel para quem sabe e acredita na importância da política no pais e no mundo, e pra quem quer uma mudança com a cara do povo."

Fonte: Fernado Genro Robaina Blog: http://inhightide.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Parabéns Fernando, pelo que voce escreveu. E parabéns ainda pelos pais (Roberto e Luciana) que o destino lhe deu.

    Ah, sim.

    Dá um desconto (carinhoso) pelo petismo remanescente avô sobre quem (no plano político) tanto se discorda: em certos momentos, as vezes ele acerta também.

    ResponderExcluir
  2. Roberto:
    não te conheço pessoalmente, te acompanho ao longe. Faz algum tempo deixei de acreditar! Mas, receber, como recebeste, uma carta dessas, deve encher qualquer ser humano de orgulho. Está de parabéns por ter um filho com estas credenciais. Espero que a Luciana possa também compartilhar desta gratidão de filho.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelas mensagens. Realmente, o orgulho é enorme. Sou total e completamente coruja

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Fernando, pelo texto, creio que resumiste perfeitamente a tragetória de seu pai e do nosso partido, deveríamos tomar como lema essa trecho "fazer política com mãos limpas de suborno e sujas de muito trabalho."
    Parabéns também ao Roberto, que cada dia, dá a mim e aos nossos companheiros, mais orgulho de militar ao seu lado e lutar para elegê-lo.

    ResponderExcluir