segunda-feira, 15 de março de 2010

Sarkozy sofre derrota em França

O UMP de Nicolas Sarkozy foi derrotado nas eleições regionais em França que também consagrou a coligação Europa Ecológica como terceira força política.
Ao final da primeira volta das eleições regionais em França, o Partido Socialista sai reforçado com 30 por cento dos votos. O Union pour un Mouvement Populaire (UMP), do presidente Sarkozy, foi o grande derrotado com 26,7 por cento dos votos. A abstenção foi outro fator de destaque nestas eleições ao registrar um nível recorde de 53 por cento.

A coligação Europa Ecológica deu aos verdes 13,3 por cento dos votos, situando-a como terceira força política com uma margem pequena frente aos 12 por cento dos votos obtidos pela Frente Nacional, partido de extrema direita. Jean-Marie Le Pen, líder da extrema-direita, obteve 21 por cento dos votos na região onde era cabeça-de-lista, Provence-Alpes-Côtes d'Azur.

Finda a primeira volta iniciam-se as negociações para definir as alianças que serão submetidas ao voto dos franceses na próxima semana. Diante de um cenário de alianças difíceis para a UMP na segunda volta, espera-se ainda um reforço dos Socialistas nas regiões de França Metropolitana, mesmo naquelas onde o PS perdeu na primeira volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário