quarta-feira, 14 de abril de 2010

O deputado estadual do PSOL/RJ e a Tropa de Elite II

O jornal Zero Hora de hoje fez a matéria: "Nascimento ganhou antagonista". O assunto é sobre a última semana de filmagens do Tropa de Elite II. O primeiro todo mundo se lembra e quase todo mundo viu. O II promete ser melhor. A matéria diz que "José Padilha enfim abre o set de Tropa de Elite 2 para a imprensa. A ação ficou para trás e a cena do dia é de um Congresso de Direitos Humanos. O professor Fraga faz a sua conferência.

Fraga é vivido por Irhandir Santos (de Besouro). Na plateia está o homem que o inspirou: o sociólogo Marcelo Freixo. O que a Zero Hora nao diz eu completo. Marcelo Freixo é deputado estadual do PSOL do Rio de Janeiro e será nosso puxador de votos no Estado do Rio nas eleições deste ano. Marcelo Freixo sempre foi militante dos direitos humanos e entrou no PSOL quase na fundação do partido, sendo hoje um orgulho de todos os seus militantes. Em breve todos vão poder conhecer mais sua atividade corajosa, que hoje faz com que tenha que andar com seguranças 24 horas dia. Finalmente, o público vai conhecer mais este militante que serve como exemplo. Eu fiquei sabendo que Marcelo Freixo seria o Fraga do Tropa de Elite II porque o inspirador do Capitão Nascimento - o hoje ativo defensor dos direitos humanos -
Rodrigo Pimentel tinha me dado a boa notícia. Tive o privilégio de conhecer Pimental apresentado por Luis Eduardo Soares, escritor e antropólogo que junto com Pimental esteve em Porto Alegre apoiando a campanha de Luciana Genro para a prefeitura, Foi umas das melhores coisas que ocorreu na campanha.
Na matéria da Zero Hora reproduz o início da Fala do socióliogo Fraga ( antes do Marcelo Freixo ser deputado ele dava aula em presídios). Diz ele "O Estado gasta uma miséria com escola. Para manter uma criança no colégio, depende oito vezes menos que para manter um preso. O sistema carcerário, além de caro, é inoperante. Pior: opera em sentido contrário. Quem rouba um celular sai dele formado em crimes piores. E a população carcerária não para de crescer – dobra a cada oito anos, enquanto a população brasileira dobra a cada meio século."

"Assim, em 2081 o Brasil terá 570 milhões de habitantes e 510 milhões de presos – diz."

O jornal Zero Hora segue: "Fraga é o antagonista do capitão Nascimento, que em Tropa 2 virou coronel. Havia a cobrança por uma sequência, depois que o filme virou um fenômeno – artístico e social. TVs do Brasil e do Exterior quiseram transformar Tropa em série. Para ter mais liberdade, Padilha e seu sócio, Marcos Prado, apostaram no cinema. Arriscaram. Eles e o ator Wagner Moura, entre outros, investiram dinheiro do bolso para completar o orçamento, que pode chegar a R$ 16 milhões.

– Se Tropa 2 repetir os 2,5 milhões de ingressos vendidos do Tropa 1, vai se pagar e ainda dar lucro – afirma o diretor."

A notícia é boa demais. Para o cinema. E para aqueles que querem uma nova política, contra a corrupção, contra a violência de um Estado de privilégios, em defesa dos direitos humanos e civis. Marcelo Freixo, deputado do PSOL, junto com Rodrigo Pimental, com Wagner Moura, com Padilha, mostram que vale a pena lutar.

2 comentários:

  1. Nada diferente daqui, em Montenegro. O que passa é que estamos agindo nas situações polêmicas, enfrentando problemas que caberiam aos vereadores, à Administração Pública. Nenhuma linha sobre nossas ações. Não nos vinculam à ações efetivas para a solução do grandes problemas brasileiros. Sendo o sujeito da história de diversa conduta, esses que edificam um país "LIMPO", não merece o destaque porque integra as fileiras do PSOL. Os destaques na grande mídia, que é sustentada pela corrupção, são os partidos tradicionais, evidentemente. Como assertiva de um integrante do Fórum da Comunicação Social e Democrática de Montenegro: "A mídia publica o que lhes dá lucro", sendo o declarante um reporter dessa grande mídia.
    Paraguaio

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso é motivo de orgulho para o PSOL. Mas temo pela forma com que esse personagem será retratado, já que o filme Tropa de Elite é claramente fascista. O primeiro, pelo menos, é.

    (Frederico Augusto)

    ResponderExcluir