quarta-feira, 21 de julho de 2010

Juventude e futuro

A vanguarda, a parte mais aguerrida, militante, ativa de minha campanha eleitoral e também a de Luciana Genro, sem dúvida, é a juventude do PSOL. Jovens estudantes de medicina, de jornalismo, de sociologia, de pedagogia, de história, de Geologia, etc (além dos combativos secundaristas) estão disputando a consciência e o voto da população. Nos dias de chuva que vivemos no solo gaúcho, na nossa capital, em Porto Alegre, camaradas da juventude estão nas paradas de coletivo, nas estações do metro às 06 de manhã, nas portas das garagens de rodoviários às 04:30 da gelada madrugada de Porto Alegre. A campanha começa a ganhar o Estado. Em Pelotas, também a juventude está na linha de frente na campanha de Jurandir para deputado estadual e Luciana Genro Federal. Vale agregar também o papel de minha amiga e combativa vereadora Fernanda e o jovem sociológico Israel Dutra na coordenação do programa e da agenda de Pedro Ruas. Os dois não chegaram ainda nos 30 anos. Tem também a juventude que acompanha o movimento popular, com Douglas na linha de frente.
É claro que nossas forças não se resumem aos jovens. O movimento popular, os trabalhadores da saúde, os funcionários de escola, os camaradas dos correios, os rodoviários, o núcleo dos aposentados, enfim, o PSOL já tem conquistado um espaço militante que abarca setores expressivos de nossa classe. Mas quero sublinhar o peso da juventude não apenas para prestar uma justa homenagem a quem está na linha de frente da campanha, junto com os quadros revolucionários de nossa corrente, como Malu, Gilvandro, Etevaldo, Hugo, Sérgio, Marliane, Neto, Rogério Benitez, João Ezequiel, Arlindo, Diego Scotti, para citar apenas alguns dos que passaram dos 30 e militam com disciplina diária e abnegação revolucionária. Nem tampouco citar os líderes populares que estamos buscando construir, como Helena, Emerson, Arilton, Edgar, Jussara, Paulão, Juliano, e um longo etc, que atravessa Viamão com Pedro Ciarlo, Valdirão, Sidnei, Edina, seu Erci, além dos líderes nas forças de segurança como o soldado Oliveira, que reuniu ontem 120 apoiadores da Polícia Militar e Alex Caiel, tenente da brigada. Poderia seguir citando e logo volto à juventude. Por que ela tem tanta importância? Porque é impressionante a vantagem que o PSOL tem neste segmento. A força da juventude do PSOL é muito superior a do PT. Nossa juventude é mais aguerrida, mais militante, mais dinâmica que a do PC do B. Muito mais formada e estudiosa. E a juventude é um celeiro de quadros. Isso quer dizer que estamos nos preparando melhor para o futuro do que qualquer outro partido. E esta preparação será determinante para os tempos revolucionários que virão mais cedo do que tarde.
Em tempo: nossos agradecimentos aos militantes do PSOL do RJ ligado à corrente Movimento Esquerda Socialista (MES), que nos deram o presente de poder contar com o jovem e disciplinado camarada Apoena militando em solo Riograndense nesta campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário