terça-feira, 5 de outubro de 2010

PSOL encontra no RJ espaço para ampliar representação


BRUNO BOGHOSSIAN - Agência Estado


Com votações expressivas para dois candidatos, o PSOL encontrou no Rio de Janeiro um palanque para ampliar sua representação política no País. Ao completar seis anos de fundação, o partido reelegeu o deputado federal Chico Alencar com 240 mil votos - segunda maior marca do Estado - e o deputado estadual Marcelo Freixo, com o apoio de 177 mil eleitores - segundo lugar entre os fluminenses.

Com os resultados, a legenda emplacou no Rio dois de seus quatro deputados estaduais e dois de seus três deputados federais. Para a Câmara, o desempenho surpreendente de Chico Alencar permitiu ainda que o PSOL elegesse o candidato Jean Wyllys (vencedor do Big Brother Brasil 5), com apenas 13 mil votos.

Ex-integrante do PT, Alencar viu seu eleitorado dobrar em quatro anos. Em 2006, o deputado havia recebido 119 mil votos pelo PSOL. "Foi surpreendente e até comovente". "Pensei que as campanhas dos milhões iam predominar, e que nos elegeríamos com muita dificuldade, mas ainda há uma parcela da população atenta e com discernimento", avalia o deputado.

O PSOL também foi um coadjuvante de primeira linha na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da CPI que investigou a ação das milícias no Estado, foi o segundo candidato mais votado localmente, com 177 mil votos - em 2006, ele havia sido eleito com 13 mil. Com o índice, a legenda elegeu também a candidata Janira Rocha, com 6 mil votos.

"Nem o mais otimista da nossa campanha poderia imaginar uma votação dessas, foi um reconhecimento do mandato e do enfrentamento que decidimos fazer", disse Freixo. "No lugar de fazer um voto de protesto tolo e irresponsável, o Rio agiu de outra maneira", acrescentou.

Fonte estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário