quinta-feira, 11 de março de 2010

Estagnação e miséria

Os dados divulgados pelo IBGE mostraram que a indústria teve no ano passado, o pior desempenho da série histórica iniciada em 1996. Segundo a matéria da Folha de SP "a queda de 5,5% frente a 2008 foi causada, principalmente, pelo péssimo desempenho da indústria de transformação, cuja retração de 7% significou a primeira queda desde 1999. Esse segmento específico é responsável pela contribuição de 61% em termos de valor acionado, dentro da indústria".
A indústria de material de construção reduziu em 6,3%; as operações de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana caíram 2,4%, segundo o IBGE.
A mesma pesquisa mostra que o consumo das famílias, embora tenha sido o fator que segurou a queda do PIB em 2009 ( o PIB ficou estagnado, ou mais precisamente, teve queda de 0,2%, a primeira queda desde 1992)foi o menor número desde 2004.
Mas estes não são os dados mais impressionantes. O que a imprensa divulga pouco é que no Brasil que há cerca de 70 milhões de pessoas que vivem com menos de 500 reais por mês. Cerca de 40% de nosso povo vive em condições materiais de miséria, tendo que sobreviver com os programas de assistência social, programas que são necessários, mas que não garantem o mínimo para que as pessoas possam ter uma vida com condições materiais dignas.

3 comentários:

  1. Robaina por favor não vá querer competir com os Demos e Psdebes da vida com esse tipo de critica. Certo que o governo Lula merece um monte de criticas mas essas bobagens só mesmo os PIGs da vida e e os que estão sem rumo tentam explorar. Não será se confundindo com a direita que o Psol vai se firmar como um verdadeiro partido de esquerda.

    ResponderExcluir
  2. Isso é certo Roberto, esses dados, todas essas avaliações demonstram que a esquerda brasileira tem muito ainda que fazer Tivemos pequenos avanços. Todo processo de tranformação passa pela mudança de mentalidade do povo brasileiro, perceber que pagamos altos impostos e que merecemos por direito que esses valores se revertam para saúde, educaçao, moradia e qualidade de vida, essa é a grande questão.

    ResponderExcluir
  3. Fátima, é isso aí, vamos seguir firmes porque de fato temos muitos desafios e nao podemos nos acomodar nem deixar de acreditar na viabilidade de mudanças realmente favoráveis para o povo. um abraço, roberto

    ResponderExcluir