domingo, 28 de março de 2010

PSOL confirma candidatura de Pedro Ruas ao Piratini



Neste domingo, 28, o PSOL do Rio Grande do Sul realizou conferência eleitoral, para discutir as diretrizes programáticas de sua candidatura ao governo gaúcho. Em 2009, em convenção, o partido lançou o vereador Pedro Ruas como pré-candidato ao Piratini. O encontro, que contou com as presenças da deputada federal Luciana Genro, do presidente estadual do PSOL, Roberto Robaina, e dos vereadores Ruas e Fernanda Melchionna, além de outras lideranças do partido, teve início pela manhã, no salão da Igreja da Pompeia.

O encontro começou com manifestações das correntes internas de defesa às suas teses e seus pré-candidatos à Presidência da República – Martiniano Cavalcante, Plínio de Arruda Sampaio e Babá. Também surgiu uma nova pré-candidata ao Piratini, Berna Menezes.

Robaina se pronunciou pelo MES – Movimento Esquerda Socialista, corrente também de Luciana: “O PSOL tem alternativa para enfrentar Tarso, Fogaça e a falsa terceira via que se forma. E esse nome é Pedro Ruas, que foi votado em nossa convenção. E apesar do abstencionismo, esse nome se fortaleceu como candidato ao governo do Estado.” Ele também falou sobre o apoio à pré-candidatura de Martiniano: “Sabemos que nem Babá nem Plínio nem Martiniano têm condições de ser uma alternativa de massas. Estamos numa disputa por uma concepção para o PSOL, e Martiniano é quem se encaixa melhor.” A fala de Robaina empolgou a maior parte dos presentes, que gritava “É coerente, é lutador, Pedro Ruas governador!”

- Teses: Após a apresentação das oito teses inscritas, sete se unificaram para concorrer juntas na votação contra o MES. Dos 205 credenciados, a maioria, 118, votou a favor da tese do MES, defendida no evento também por Fernanda. As teses unificadas tiveram 77 votos.

- Piratini: Os pré-candidatos ao governo do Estado, Ruas e Berna, foram defendidos abertamente por dois companheiros do PSOL cada. Luciana falou por Ruas, e afirmou que ele deve ser o candidato, pois é um nome forte e disposto a postular como alternativa para o povo gaúcho. “A quem serve o questionamento do nome de Pedro Ruas, que foi apresentado há seis meses, participa das pesquisas e de debates, como pré-candidato do PSOL? Não serve ao PSOL, mas serve ao PT, ao PSDB, ao PMDB, ao Beto Albuquerque, a nossos inimigos que não querem ver o Pedro crescer como alternativa.” A deputada lembrou-se da recente escolha de Ruas como líder da oposição na Câmara Municipal: “Ele é quem melhor representa o enfrentamento ao prefeito Fogaça. Devemos consolidar esse nome que já está sendo apresentado há seis meses ao povo gaúcho. Se constrói o socialismo não reafirmando posições, mas apresentando nomes expressivos como opção para voto. Temos um nome forte e com disposição para enfrentar essa disputa pelo governo gaúcho!”

A candidatura de Ruas saiu-se vitoriosa por 118 votos, contra 86 para Berna e uma abstenção.


-
Fonte: www.lucianagenro.com.br

4 comentários:

  1. Gostaraia de saber qual foi o resultado para a conferencia nacional
    Abraço e boa sorte ao candidato ao governo do Estado do RS

    ResponderExcluir
  2. Camarada
    Acho um erro a questão do financiamento por parte de empresa privada, já vimos esse filme
    abraço

    ResponderExcluir
  3. 1. Esclarecendo: o estatuto do PSOL não proibe as doações de empresas privadas. Proibe multinacionais, bancos e empreiteiras. Logo a resolução aprovada foi a reafirmação do conteúdo do estatuto.
    2. Quem tem como espectro político ou raio de visão somente as internas de um partido de extrema esquerda, pode enxergar "direitas" nele e, desse ponto de vista, ser "esquerda" da extrema esquerda, na atual configuração da luta de classes é estar a um passo do abismo.
    Viva o PSOL!

    ResponderExcluir
  4. Está tudo certo, caro Robaina. Temos que agir, impedindo a construção de um partido burocrata. O que deve ser feito, façam. Não o que esperar. A candidatura de Pedro Ruas é o que de melhor podemos apresentar neste momento histórico da política brasileira e, principalmente, gaúcha. O Estado do Rio Grande do Sul está quebrado, desmoralizado, por uma sucessão de governos descomprometidos com as causas populares... É um fracasso generalizado, conforme escuto em outros estados da federação, por onde ando lecionando. Todos surpresos com a inércia gaúcha. É a hora da vanguarda entrar no jogo e o episódio das eleições não poderia ser melhor. Vamos eleger Pedro Ruas com luta, coerência e compromisso com e pela candidatura que conjuga um PSOL livre e democrático. Lutemos para eleger deputados estaduais, federais, senador. Temos força para isto. A revolução do Estado brasileiro está se oferendo ao PSOL, então, mãos à obra.

    ResponderExcluir