domingo, 18 de abril de 2010

Luciana Genro e as alianças

O texto no blog da Luciana Genro sobre sua conversa com José Maria, presidente do PSTU, felizmente tem corrido a internet e vem sendo reivindicado por todo o PSOL. Diante do artigo do dirigente do PSTU, Eduardo Almeida, segundo o qual o PSTU não se aliará com o PSOL porque não quer tomar lado na disputa interna do PSOL, Luciana simplesmente disse: conta outra. Quem apostar no racha do PSOL pode tirar seu cavalinho da chuva, é a frase síntese do pensamento de nossa porta voz, a deputada federal Luciana Genro. Muito bem dito, e um recado para a mídia burguesa e todos os nossos inimigos. Assim, o PSOL tem defendido a aliança com o PSTU e lamenta que este partido, depois de falar tanto em frente de esquerda, agora busque qualquer desculpa para não encarar o debate programático e escolha sair isolado.
Finalmente, no programa Conversas Cruzadas, da RBS, quando debatia acerca da coerência das alianças eleitorais, Luciana mostrou que o PSOL faz alianças com base em programas, como corretamente fez com o PV nas eleições da prefeitura de Porto Alegre, quando a própria Luciana foi a candidata a prefeita, e agora tentou fazer um acordo nacional com o PV de Marina Silva, acordo no final inviabilizado por razões programáticas, já que Marina optou por não se opor nem aos modelos econômicos de FHC nem ao de Lula, aliás muitos similares, e resolveu se aliar com o DEM e o PSDB nas eleições do Rio de Janeiro. Por isso o PSOL resolveu sair com cara própria com a candidatura de Plínio Arruda Sampaio. Com esta política independente, de classe, vamos acumular forças.
Heloísa Helena por sua vez disputa uma cadeira no senado por Alagoas. Se sua vitória for conquistada, o que é fundamental para o partido e para o país, a possibilidade de lutar pelo PSOL com influência de massas no próximo período estará mantida. Neste sentido será também fundamental a reeleição da própria Luciana Genro. Nos Conversas Cruzadas Luciana Genro lembrou que o PSOL, tanto nacionalmente, quanto no RS, com a pré-candidatura de Pedro Ruas ao governo, trabalha e torce para ter a parceria dos comunistas do PCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário